Alunos de História conhecem a Terra do Descobrimento e seus monumentos
Com o objetivo de potencializar o aprendizado dos futuros professores de História, estudantes do Curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (Campus XVIII- Uneb em Eunápolis) vivenciaram uma aula diferenciada, através dos monumentos históricos de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
Organizada pela professora Mestra Caroline Lima e acompanhada pela professora Doutora Célia Santana, com o apoio da Prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, a Visita-Técnica ao Centro História de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Vale Verde foi um verdadeiro sucesso.
Os estudantes de duas turmas do campus XVIII puderam experimentar o dia-a-dia de um Historiador, entraram em contato com a memória arquitetônica e artística do período da colonização portuguesa, através de ex-votos depositados na igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, no distrito de Arraial; imagens sacras; visita à igreja de São Sebastião, no distrito de Vale Verde; verificação in loco das ruínas da antiga residência e Colégio dos Jesuítas; e visita à igreja de Nossa Senhora da Pena, na Cidade Histórica de Porto Seguro.
Aula de campo - Dentro da igreja de Nossa Senhora da Pena a professora Caroline Lima ministrou uma rápida aula sobre História da Arte no Brasil e discorreu sobre as primeira e segunda fase do estilo Barroco na antiga colônia portuguesa na América. Através dos ensinamentos da professora Célia Santana (Laboratório do Ensino de História) os estudantes também puderam experimentar o ofício do historiador através do aprendizado sobre Patrimônio e Conservação da Memória Local.
Porto Seguro foi fundada em 1534 mas só em 1973 foi transformada em Monumento Nacional instituído por decreto presidencial. Um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. São dessa época prédios históricos visitados pelas turmas da Uneb.
“Relacionar os conteúdos ministrados em sala de aula, com a prática realizada através de visitas como esta é uma oportunidade única para o desenvolvimento de cada acadêmico e isto certamente contribui de forma direta para seu aprendizado, além de ser uma das ferramentas de uma instituição de ensino preocupada em formar professores envolvidos com a prática do ensino de história” disse o acadêmico Rafael Venâncio.